O Blog pode ser
definido como um ambiente virtual com conteúdos e atualizações frequentes, pode
ser usado para escrever sobre qualquer tema, simplesmente para compartilhar
algo que deseja. Pode ser criado facilmente, basta ter acesso a um computador,
internet e o cadastramento em um dos serviços disponíveis como, por exemplo, o
blogger.com que é gratuito.
O blog conta com
ferramentas de comunicação por meio de um sistema fácil de troca de mensagens
que possibilita a interação dos usuários. A possibilidade de comentar as
postagens dos blogs é um estimulante para a prática da comunicação, pois o que
seria apenas um ambiente com textos estáticos pode ganhar vida com diversos
comentários, e isso abre espaço para a interatividade através de fórum para
debates. Essa possibilidade de interação, faz do blog uma ferramenta para o
processo pedagógico.
O uso do blog na
educação favorece uma postura ativa e participativa do aluno ao interagir com
os conteúdos. Essa interação não se restringe apenas em comentários, mas também
quando o aluno tem a possibilidade de colaborar com o blog através da produção
de conteúdos para postagens; dessa forma, o blog pode ser considerado um importante
instrumento de escrita colaborativa.
O blog como
ferramenta educacional contribui para o fortalecimento da relação entre
professores e alunos através da troca de experiências, bem como a construção do
conhecimento individual e coletivo. O processo ensino/aprendizagem torna-se
mais atrativo, colaborativo e transformador.
Referências
MANHÃES, Ana Claudia. O
uso do blog como facilitador da aprendizagem. Revista
Valore, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 111-130, nov. 2016. ISSN
2526-043X. Disponível em <https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/28/7>. Acesso em: 10 fev. 2022.
MARINHO, S. P. Blog na educação & Manual básico do blogger. Disponível em<http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_web2/parada04_cid2/material/2214260-Blog-na-educacao.pdf> Acesso em: 10/02/2022
Gostei da forma prática que foi definido o que vem a ser um blog. Concordo também com você, quando relata que é de fácil criação. Acredito também que o blog favorece essa postura ativa de interatividade entre aluno e professor.
ResponderExcluirConcordo com o Pedro. Além do mais, a qualidade do blog tende a melhorar com a prática pelos alunos e pelo professor.
ResponderExcluirParabéns, Ótimo texto!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirGostei muito do seu texto! Também acredito que o blog educacional contribui para a aprendizagem e fortalece a relação professor/aluno.
A interatividade sem dúvida é um dos atrativos do blog.
ResponderExcluirMuito interessante essa questão da participação ativa do aluno e do processo de colaboração na construção do blog. Acredito que isso é fundamental para manter o engajamento do aluno com seu próprio processo de aprendizagem.
ResponderExcluir