UMA FERRAMENTA POSSÍVEL
O USO DO BLOG COMO FERRAMENTA DE ENSINO
Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes em sala de aula, a
Pandemia nos impôs acelerar esse processo de inserção desses recursos, tendo em
vista, que foi a solução mais plausível para os desafios impostos à Educação
nesse período.
Nesse sentido, os blogs podem funcionar como estratégia pedagógica, pois
disponibilizam diversos recursos que podem ser trabalhados na sala de aula,
entre eles o uso da linguagem, analise da estrutura, as temáticas trabalhadas.
O trabalho com a linguagem, por exemplo, pode ganhar uma dimensão mais
significativa se colocarmos os alunos diante da leitura de diversificados
gêneros textuais e orais que podemos observar nos blogs, “tem blog para todo
gosto e funcionalidade”.
Por serem ambientes mais leves, pensados justamente para aproximar o
público-alvo, os blogs podem ser utilizados para despertar no aluno um maior
interesse por determinado assunto, ou ampliar o seu conhecimento prévio.
Esse recurso pode ser apresentado aos alunos também, como um espaço para
que possam expor suas ideias, seus gostos e pensamentos, por que não os ensinar
a criar um blog?
É uma ferramenta que se utilizada adequadamente traz diversas
possibilidades pedagógicas, os blogs são repletos de informações e conteúdo que
podem e devem fazer parte das aulas, todas as disciplinas podem se beneficiar.
Gostei muito da sua abordagem sobre a possibilidade de trabalhar diversos gêneros textuais por meio do blog. è uma interação muito criativa e que pode aproximar os alunos do conteúdo a ser estudado!
ResponderExcluirSem dúvida, a utilização do blog pode contribuir para o letramento escolar e digital!
ResponderExcluir