UMA FERRAMENTA POSSÍVEL

 

O USO DO BLOG COMO FERRAMENTA DE ENSINO

Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes em sala de aula, a Pandemia nos impôs acelerar esse processo de inserção desses recursos, tendo em vista, que foi a solução mais plausível para os desafios impostos à Educação nesse período.

Nesse sentido, os blogs podem funcionar como estratégia pedagógica, pois disponibilizam diversos recursos que podem ser trabalhados na sala de aula, entre eles o uso da linguagem, analise da estrutura, as temáticas trabalhadas.

O trabalho com a linguagem, por exemplo, pode ganhar uma dimensão mais significativa se colocarmos os alunos diante da leitura de diversificados gêneros textuais e orais que podemos observar nos blogs, “tem blog para todo gosto e funcionalidade”.

Por serem ambientes mais leves, pensados justamente para aproximar o público-alvo, os blogs podem ser utilizados para despertar no aluno um maior interesse por determinado assunto, ou ampliar o seu conhecimento prévio.

Esse recurso pode ser apresentado aos alunos também, como um espaço para que possam expor suas ideias, seus gostos e pensamentos, por que não os ensinar a criar um blog?

É uma ferramenta que se utilizada adequadamente traz diversas possibilidades pedagógicas, os blogs são repletos de informações e conteúdo que podem e devem fazer parte das aulas, todas as disciplinas podem se beneficiar.

 

Comentários

  1. Gostei muito da sua abordagem sobre a possibilidade de trabalhar diversos gêneros textuais por meio do blog. è uma interação muito criativa e que pode aproximar os alunos do conteúdo a ser estudado!

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, a utilização do blog pode contribuir para o letramento escolar e digital!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Algumas dicas para criação de conteúdo