O uso do Blog como
ferramenta de ensino aprendizagem
Nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) algumas ferramentas pedagógicas podem ser usadas para melhoria da aprendizagem e dinamismo das aulas. O Blog, por exemplo, é uma ferramenta pedagógica interessante desse ambiente virtual.
Os blogs apresentam uma estrutura de
fácil acesso e construção, e pode ser uma alternativa didática para transformar
a maneira de acessar as informações, conteúdos e etc.
Muitas vezes, precisamos de pesquisar
em diversos sites para encontrar o conteúdo escolhido, ou passar por diversos
filtros para chegar no objeto principal da busca. Neste caso, o blog facilita
esse trabalho, pois é possível criar um espaço para armazenar os conteúdos de
forma organizadas em seções, temas e etc. Não apenas os conteúdos, é possível
também organizar secções de arquivos, vídeos, documentos... de forma a ser um
portfólio.
Além desse formato de armazenagem de
documentos (portfólio), há outros tipos na blogosfera, por exemplo, o blog que
fornece espaço de discussão e interatividade. Este por sua vez é de grande
importância pois o emissor interage com o receptor fazendo com que as ideias e
discussões sejam evidenciadas. Há também maneiras de compartilhamento de
informações, documentos e etc.
Sendo assim, o uso de blogs como
ferramenta pedagógica no AVA se torna cada vez mais frequente e acaba sendo uma
alternativa positiva para esse fim.
Estudante: Pedro Lucio Bonifácio

Olá, concordo com você quando diz que pode ser usado para dinamizar as aulas. Pois em um mundo onde todos estão sempre conectados o aprendizado se torna mais leve e não fica um aprendizado massivo.
ResponderExcluirInteressante poder organizar os conteúdos na forma de portfólio, pois isso facilita o trabalho do professor, além de poder disponibilizar ao aluno para que tenha acesso sempre que precisar. Acredito que o uso do blog permite aos professores e alunos compartilhamento de informações e troca de ideias e opiniões, auxiliando em uma aprendizagem mais colaborativa.
ResponderExcluirParabéns! Ótimo texto.
ResponderExcluirEu acho muito interessante essa possibilidade de usar o blog como portfólio, especialmente no que diz respeito à possibilidade de acessar o conteúdo de qualquer lugar (desde que exista um dispositivo conectado à internet).
ResponderExcluirPromover o debate na web utilizando os blogs é sem dúvida uma atividade que agrega muita experiência e amadurecimento para nossos alunos, não só em termos de conteúdos e conceitos que serão discutidos, mas também em relação as posturas e atitudes de respeito as diferentes opiniões.
ResponderExcluir