O uso do Blog como ferramenta de ensino aprendizagem

 

 


Nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) algumas ferramentas pedagógicas podem ser usadas para melhoria da aprendizagem e dinamismo das aulas. O Blog, por exemplo, é uma ferramenta pedagógica interessante desse ambiente virtual. 

Os blogs apresentam uma estrutura de fácil acesso e construção, e pode ser uma alternativa didática para transformar a maneira de acessar as informações, conteúdos e etc.

Muitas vezes, precisamos de pesquisar em diversos sites para encontrar o conteúdo escolhido, ou passar por diversos filtros para chegar no objeto principal da busca. Neste caso, o blog facilita esse trabalho, pois é possível criar um espaço para armazenar os conteúdos de forma organizadas em seções, temas e etc. Não apenas os conteúdos, é possível também organizar secções de arquivos, vídeos, documentos... de forma a ser um portfólio.

Além desse formato de armazenagem de documentos (portfólio), há outros tipos na blogosfera, por exemplo, o blog que fornece espaço de discussão e interatividade. Este por sua vez é de grande importância pois o emissor interage com o receptor fazendo com que as ideias e discussões sejam evidenciadas. Há também maneiras de compartilhamento de informações, documentos e etc.

Sendo assim, o uso de blogs como ferramenta pedagógica no AVA se torna cada vez mais frequente e acaba sendo uma alternativa positiva para esse fim.

 

 

Estudante: Pedro Lucio Bonifácio 

Comentários

  1. Olá, concordo com você quando diz que pode ser usado para dinamizar as aulas. Pois em um mundo onde todos estão sempre conectados o aprendizado se torna mais leve e não fica um aprendizado massivo.

    ResponderExcluir
  2. Interessante poder organizar os conteúdos na forma de portfólio, pois isso facilita o trabalho do professor, além de poder disponibilizar ao aluno para que tenha acesso sempre que precisar. Acredito que o uso do blog permite aos professores e alunos compartilhamento de informações e troca de ideias e opiniões, auxiliando em uma aprendizagem mais colaborativa.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho muito interessante essa possibilidade de usar o blog como portfólio, especialmente no que diz respeito à possibilidade de acessar o conteúdo de qualquer lugar (desde que exista um dispositivo conectado à internet).

    ResponderExcluir
  4. Promover o debate na web utilizando os blogs é sem dúvida uma atividade que agrega muita experiência e amadurecimento para nossos alunos, não só em termos de conteúdos e conceitos que serão discutidos, mas também em relação as posturas e atitudes de respeito as diferentes opiniões.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UMA FERRAMENTA POSSÍVEL

Algumas dicas para criação de conteúdo